Juliana Bianchi
Parte da mobília e da decoração do hotel, que reabrirá em meados de 2014, será leiloadaUm dos hotéis mais conceituados de Paris, o Plaza Athenée, fechará suas portas a partir de outubro de 2013. Mas não se trata de falência ou do fim de um ícone francês. Pelo contrário. O empreendimento, que em abril completou 100 anos de existência, ganhará novo up grade da rede Dorchester Collection. A estimativa é que o hotel reabra em maio de 2014, com a estrutura renovada e ampliada.
Após completar 100 anos, o hotel Plaza Athenée Paris fechará em outubro para reforma e apliação
Foto: Divulgação
Diversas peças do hotel serão leiloadas com o fechamento. Entre elas a escultura de talheres de Jean-Michel Folon (ao fundo)
Foto: Divulgação
Móveis exclusivos desenhados por Patrick Jouin em 2001,para o Le Bar, também serão leiloados
Foto: Divulgação
Recém-adquirido, o imóvel onde fica o restaurante Relais Plaza também será reintegrado à estrutura original do hotel
Foto: Divulgação
A estimativa é que o hotel reabra em maio de 2014, com a estrutura renovada e ampliada
Foto: Divulgação
O valor do investimento não é revelado, mas sabe-se que além do redesign dos interiores, algumas propriedades adquiridas no entorno, ao longo dos três últimos anos, serão definitivamente integradas à estrutura principal. Entre elas, duas town houses próximas ao Plaza – uma onde era a loja Harry Winston e a outra na rua Clement Marot – o edifício, antes alugado, onde funciona o restaurante Relais Plaza. Da união surgirão seis novos guestrooms, oito suítes, um salão de baile, dois espaços para eventos.
Para a renovação dos interiores, a empresa planeja chamar designers como Marie-José Pommereau, Patrick Jouin e Bruno Moinard, que já trabalharam anteriormente em projetos pontuais do hotel.
“O hotel Plaza Athénée Paris é considerado uma segunda casa por seus hóspedes e nossa visão para os próximos desenvolvimentos é criar um lugar que continuará a encantar os residentes locais e os viajantes internacionais durante os próximos 100 anos ou mais”, afirma François Delahaye, COO da rede Dorchester Collection a e diretor geral do hotel.
Mas quem quiser guardar recordações dos primeiro centenário do hotel terá oportunidade no dia 8 de outubro, quando François Tajan conduzirá um leilão no hotel Marcel Dussault com peças de decoração, obras de arte e boa parte da mobília em estilo art decó do Plaza Athenée. Entre elas estarão as esculturas em forma de colher e garfo criadas pelo artista e ilustrador Jean-Michel Folon, que ficam posicionados na entrada do restaurante Alain Ducasse au Plaza Athénée Paris, e móveis exclusivos desenhados por Patrick Jouin em 2001para o Le Bar, onde se toma um dos melhores drinks de Paris. As peças estarão em exposição de 4 à 6 de outubro de 2013
Leia ainda:
- Personalização, cultura e privacidade são as bases do novo luxo na hotelaria
- Hotéis de tirar o fôlego