Juliana Bianchi
Casa comandada pelo chef René Redzepi é eleita o melhor restaurante do mundo pela revista RestaurantEm cerimônia realizada nesta tarde em Londres, o restaurante dinamarquês Noma foi coroado o melhor do mundo segundo ranking da revista inglesa Restaurante. Esta é a terceira vez que a casa, localizada em Copenhague e comandada pelo chef René Redzepi, alcança o topo da lista dos 50 melhores. Ela já esteve nessa posição em 2010, 2011 e 2012, só perdendo posição no ano passado após uma intoxicação alimentar ter acometido alguns clientes.
Em segundo lugar ficou o restaurante espanhol El Celler de Can Roca, que no ano passado ocupou a primeira colocação, seguido do italiano Osteria Francescana, do chef Massimo Bottura. A casa localizada em Módena mantêm sua colocação no ranking. O quarto e quinto lugares ficaram, respectivamente com o Eleven Madison Park, em Nova York, e o londrino Dinner, de Heston Blumenthal.
Alex Atala, que neste ano não foi à premiação, mas foi eleito pelos chef como o destaque de 2014, caiu uma posição e ficou em sétimo com o D.O.M, logo após o restaurante espanhol Mugariz, que em 2013 ocupava a quarta posição.
Eleita a melhor chef mulher do mundo, Helena Rizzo, subiu dez degraus no ranking deste ano e ficou em 36º lugar com o restaurante Maní, em São Paulo.
Considerado um dos mais importantes hoje na gastronomia mundial, o prêmio é dado a partir da votação feita por quase mil críticos, jornalistas especializados, chefs e gourmands de diferentes países.
Leia mais:
- Descobrir os limites entre gastronomia e arte é desafio do chef Joan Roca
- Cozinha com alma de artista na Osteria Francescana