Juliana Bianchi
Premiada arquiteta iraquiana leva as formas orgânicas de seu trabalho aos maresAcostumada a desenhar edifícios cujas formas orgânicas e inusitadas não passam despercebido na paisagem, a arquiteta iraquiana Zaha Hadid lançou-se a um novo projeto: levar seus traços únicos aos mares. Convidada pelo estaleiro alemão Blohm+Voss, a vencedora do prêmio Pritzker de 2004, considerado o Oscar da arquitetura, apresentou em Londres o protótipo de um iate de 128 metros cujo design quebra os parâmetros da indústria náutica, abrindo novas perspectivas para o futuro da área.
Mais:
- Conheça os maiores iates do Brasil
A arquiteta iraquiana Zaha Hadid lançou-se a um novo projeto: levar seus traços à família Unique Circle Yachts
Foto: Reprodução
O casco do barco remete a um exoesqueleto, com 'ossos' de diferentes tamanhos, formatos e espessuras
Foto: Reprodução
A estrutura liga os diferentes decks e níveis da embarcação de forma fluida e surpreendente
Foto: Reprodução
O protótipo foi apresentado em Londres em um modelo de iate de 128 metros
Foto: Reprodução
Por dentro, a estrutura permite maior liberdade e integração entre as áreas
Foto: Reprodução
Zaha teve de estudar as demandas hidrodinâmicas para criar um barco com altos níveis de conforto, espaço e segurança
Foto: Reprodução
O conceito será replicado em cinco superiates de 90 metros da família Unique Circle Yachts, com pequenas variações
Foto: Reprodução
Os valores dos barcos criados por Zaha Hadid ainda não foram apresentados
Foto: Reprodução
Muito semelhante ao projeto do Centro de Performances Artísticas de Adu Dabi, o casco do barco remete a “formações marinhas”, como definiu Zaha Hadid, ou a um exoesqueleto, com “ossos” de diferentes tamanhos, formatos e espessuras que ligam os deques e níveis da embarcação de forma fluida e surpreendente. Levando dinamismo a uma estrutura há muito engessada pelas linhas horizontais.
Veja o projeto em vídeo:
O conceito será replicado em cinco superiates de 90 metros da família Unique Circle Yachts, com pequenas variações. O primeiro a ser apresentado é o modelo Jazz, cujas especificações técnicas e navais já foram detalhas pelo estaleiro. Mas o design interno poderá ser alterado de acordo com as necessidades e desejos pessoais dos futuros proprietários.
Veja também:
- Os barcos mais incríveis do mundo
"Como objeto dinâmico, que se move em ambientes dinâmicos, o design de um barco deve incorporar parâmetros adicionais àqueles usados na arquitetura, já que tudo se torna mais extremo na água. Cada iate é uma plataforma de engenharia que integra demandas específicas de hidrodinâmica e estrutura com altos níveis de conforto, espaço e segurança”, explica a arquiteta
Esta não é a primeira vez que a Blohm+Voss firma parceria com um designer renomado para romper barreiras. Em 2008, o francês Philippe Starck desenhou o futurístico iate A, de 394 pés, comprado pelo milionário russo Andrey Melnichenko por cerca de US$ 300 milhões. Em 2010 contratou Terence Disdale para assinar o interior do hoje segundo maior iate privado do mundo, o Eclipse (com 55 7 pés), do bilionário russo Roman Abramovich. Ainda não se sabe quanto custará os barcos da linha Unique Circle Yachts.
Leia também:
- As casas de praia mais incríveis para alugar no Brasil
- Ilha do empresário Richard Branson volta a ser alugada nas Ilhas Virgens