Juliana Bianchi
Companhias aéreas investem em espaço, conforto e privacidade para atrair passageiros ultraexigentesUma verdadeira revolução está acontecendo nos ares com foco nos clientes mais exigentes – e endinheirados. E não se trata apenas de assentos na primeira classe. Mas também da criação de uma nova categoria em voos comerciais, como fez a companhia aérea Etihad. A partir de dezembro as aeronaves A380 da empresa dos Emirados Árabes virão com um verdadeiro apartamento privativo de 11,6 m² no bico do avião, com direito a sala de estar, cama de casal, ducha e mordomo. Configuração impensável mesmo no Boeing 757 da rede de hotéis Four Seasons, adaptado exclusivamente para levar apenas 53 passageiros em viagens de volta ao mundo.
O The Residence tem sala de estar, banheiro, quarto e mordomo privativos
Foto: Divulgação
Na sala, minibar, TV de 32’’ e poltronas de couro assinadas pela marca italiana Poltrona Frau (a mesma dos carros Ferrari)
Foto: Divulgação
No banheiro, ducha com água quentinha e muito espaço. A passagem custa US$ 25 mil
Foto: Divulgação
No lobby do A830 da Etihad, espaço para reuniões, wi-fi e bar
Foto: Divulgação
No Firts Apartment da Etihad, 74% mais espaço e poltronas-cama de 2,04 m
Foto: Divulgação
A double bed da First Class Suite da Singapore Airlines, disponível apenas nos Airbus 380 em voos a partir da Europa
Foto: Divulgação
Adega a bordo permite ao passageiro de primeira classe da Emirates escolher e adquirir vinhos especiais
Foto: Divulgação
A Air Frace anunciou novas cabines La Première com poltronas reclináveis que se transformam em camas de 2.01 metros, com 77 cm de largura
Foto: Divulgação
Os assentos da nova primeira classe (disponível apenas nos Airbus A380) da British Airways são 60% maiores na parte do ombro
Foto: Divulgação
Na Swiss, a consistência dos assentos pode ser regulada por um sistema pneumático e os amenities são La Prairie
Foto: Divulgação
A primeira classe da Lufthansa tem camas com 2 m e 80 cm de largura, além de sistema que aumenta em 25% a umidade para diminuir efeitos do jetlag
Foto: Divulgação
Na primeira classe da Lufthansa, banheiro digno de grandes hotéis
Foto: Divulgação
Delta Airlines faz parceria com cadeia de hotéis para promover boa noite de sono a seus passageiros
Foto: Ruth Fremson/The New York Times
Inicialmente, a novidade batizada The Residence operará apenas no trecho de sete horas e meia entre Londres e Abu Dhabi, ao custo de US$ 25 mil. Mas há planos de expandir o serviço para as rotas de Nova York, Paris, Melbourne e Sydney.
E enquanto a categoria não é replicada na concorrência, a guerra na clássica primeira classe se acirra para saber quem conseguirá oferecer mais espaço, conforto e serviços. A própria Etihad ampliou em 74% no espaço de suas cabines da chamada First Apartment, que terão poltronas-cama de 2,04 m de comprimento e 66 cm de largura, e darão direito a banhos quentinhos de 15 minutos em banheiro compartilhado.
A Air France também anunciou novas cabines com poltronas reclináveis que se transformam em camas de 2.01 metros, com 77 cm de largura. Mesmo assim, ficando atrás da Singapore Airlines, que em 2013 passou a oferecer assentos privativos com 2.08 metros de comprimento e incríveis e 90 centímetros de largura.
Veja na galeria de imagens acima mais detalhes sobre as áreas mais nobres destas e outras companhias aéreas.
Leia ainda:
- No que é melhor investir: em um jatinho ou em passagens de primeira classe?
- Os melhores destinos para a lua-de-mel