The New York Times
Com peças à venda na Barneys, Colette e Net-a-Porter, Ana Khouri se destaca na nova geração de jovens joalheirasA coisa não se resume mais a Tiffany, Cartier ou Harry Winston. Algumas das joias mais cobiçadas hoje em dia são feitas por uma nova geração de designers que estão agitando a velha arte. Pergunte aos compradores das maiores butiques, que estão enchendo as prateleiras com marcas menos conhecidas. Desenhadas seguindo a tendência da moda das ruas e das passarelas, esses novos nomes fazem sucesso entre mulheres jovens buscando complementar seu guarda-roupa moderno. O fato de muitas serem desenhadas por mulheres jovens não deveria ser surpresa.
Conheça o trabalho de cinco jovens designers de joias que merecem atenção:
MAIS: Relógios que valem por um carro de luxo
"Essas mulheres estão atentas ao que acontece no mundo da moda", afirmou Tomoko Ogura, diretora de moda da Barneys, que dedica uma boa quantidade de espaço na loja para designers independentes como Irene Neuwirth, Jennifer Fisher e Gaia Repossi. "Assim, o produto final está ligado ao que acontece no resto de nossos pisos, e é assim que nossas clientes compram. Elas querem uma joia bonita que combine com o que estão vestindo."
As consumidoras que entendem de moda investigam o Instagram em busca de inspiração, fazem compras online e não têm medo de correr riscos com designers pouco conhecidos. "Nossa cliente está se afastando da associação entre joalheria fina como sendo séria e formal", afirmou Sasha Sarokin, compradora da Net-a-Porter, loja de luxo online que exibe diversas jovens designers de joias como Anita Ko e Ana Khouri. "As peças mais atraentes são aquelas que a cliente pode usar todo dia. Existe uma sensação diferente de valor por ser uma joia fina, mas pode também ser bastante informal."
MAIS: Joias em forma de flor levam a primavera aos porta-retratos
As compradoras não têm medo de gastar mais de US$ 40 mil nessa nova categoria de joias, acrescentou Sarokin. "A moda agora é clássica, chique e de bom gosto, ao contrário de ser um monte de cópias, e isso favorece o sucesso das joias", ela garantiu. O tapete vermelho não é exceção. Estee Stanley, estilista de Los Angeles, faz questão de colocar peças de joalherias independentes ao vestir estrelas como Jessica Biel, Portia de Rossi ou Lea Michele.
"As garotas que agora ocupam o tapete vermelho querem parecer mais instigantes e estilosas, e é isso o que define suas escolhas do vestido às joias", disse Stanley. "Eu adoraria usar grandes brilhantes o tempo todo, mas sou de outra geração. Essas garotas vivem conectadas. Elas usam peças menores, com mais estilo e de marcas não tão famosas", ela explicou. "Uma quer ser diferente da outra".
Leia ainda:
- Riviera Nayarit é novo destino de luxo no México
- 15 destinos de luxo para conhecer no Brasil